domingo, 3 de fevereiro de 2008

O sentido da prosperidade para os protestantes




















Visitando um site protestante, vi uma enquete sobre a prosperidade que achei um bom tema para se colocado no blog, pois como católico, não votaria em nenhuma das respostas dadas como opção, pois minha visão da prosperidade como católico é diferente.

Podemos analisar as respostas:

a] Glorificar a Deus: Então só glorifico a Deus na prosperidade? Eu estou realmente glorificando a Deus ou lhe propondo um comercio? Eu glorifico somente se recebo algo em troca? Os pobres não glorificam a Deus pois não estão na prosperidade?

b] Expandir o Evangelho: Não precisa ter prosperidade para expandir o Evangelho, podemos pregar sem precisar de dinheiro, na verdade este termo vem dessas emissoras protestantes como a TV Edir Macedo ou RR Soares que acreditam que as doações podem ajuda-los a expandir o Evangelho quando na verdade estão expandido seus impérios.

c] Cuidar de minha familia em abundância: Ou seja, trocando em miúdos poder esbanjar com a familia, é sim necessário dar o melhor a familia, mas nem tudo o dinheiro pode dar, como o amor, o cuidado, a atenção, a educação religiosa, o tempo junto, é possivel cuidar da familia sem precisar da prosperidade, pois o Senhor nao deixa faltar o necessário.

d] Ajudar os pobres: So ajudo os pobres se tiver prosperidade? Isso não é necessário, o pouco que podemos ajudar para Deus é o suficiente, como diz Jesus tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, ora, nao dei porque estava prospero, é a generosidade do coração que o Senhor pede. Quem diria se Francisco de Assis fosse rico, alias, era rico, deixou tudo para viver a pobreza.

e] Servir de Testemunho da graça de Deus: Aqui está o ápice da Teologia da Prosperidade, é afirmar que é um abençoado, que deu muito dizimo, fez muitas ofertas e tem prosperidade financeira, é um abençoado de Deus, quem acreditar nesse item é porque ja esta sucumbido a essa Teologia criada pelos neopentecostais.

f] Para meu proprio prazer: No fundo todos os itens caem nesse ponto, quem busca a prosperidade nao esta visando ajudar os pobres, nao esta pensando em primeiro expandir o evangelho, nao esta pensando somente em ter luxuosos bens a familia, esta pensando no proprio prazer, por isso aceita o mercantilismo criado pelos pastores e acabam muitas vezes dando até o que não possui acreditando receber muitas vezes mais.

Se hoje santos que viveram a humildade e a santidade na pobreza como São Francisco de Assis, Santo Antonio de Pádua, Santa Clara entre outros vissem a concepção que os protestantes tem de prosperidade com certeza ficariam horrorizados, alias não só os protestantes mas também os católicos hoje, pois temos concepção diferentes. Os protestantes movidos pela Teologia da Prosperidade vêem nesse uma benção de Deus ou seja, quanto mais se tem em bens, mais o fiel é abençoado por Deus, coitados daqueles humildes que ganham menos de um salário mínimo por mês, estes são os abandonados por Deus? Segundo a visão da Teologia da Prosperidade sim.

Nós católicos entendemos que devemos trabalhar , nos esforçar nesta vida para ter o alimento, mas sabemos também que é Deus quem está a frente, como disse Jesus, Deus dá gratuitamente a mais bela veste as flores dos campos e os passaros que nao plantam e não colhem mas não faltam alimento, a importância dos santos também faz a diferença em nossa formação, de ver no pobre e sofredor o mais amado de Deus, porque Deus ama os humildes, esconde dos sábios e dá abundamente aos humildes o alimento para alma.

Mateus 6,24a. Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro.
Mateus 6,24b Não podeis servir a Deus e à riqueza.

Mateus 24,4-5 Respondeu-lhes Jesus: Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos.
Mateus 24,11-12 " Levantar-se-ão muitos falsos profetas e seduzirão a muitos. E, ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. "
"Prestai atenção e não vos deixeis iludir, porque muitos procurarão enganar um grande número. Virão falsos profetas e enganarão muitíssimos." (Mt 24, 4-5.11).
Mateus 24,24. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos.

COLOSSENSE 2,23 ELES PODEM SEM DUVIDAS, DAR A IMPRESSAO DE SABEDORIA, ENQUANTO EXIBEM SEUS CULTOS VOLUNTARIOS, DE HUMILDADE E AUSTERIDADE CORPORAL. MAS NÃO TEM NENHUM VALOS REAL E SÓ SERVEM PARA SATISFAZER A CARNE.

© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do site Exsurge Domini e do autor

Nenhum comentário: